Você cobra o que seu serviço realmente vale ou o que acha que suas clientes estão dispostas a pagar?
Precificar de forma inteligente é uma das maiores dores das profissionais de beleza. Sabemos que o medo de aumentar os preços e perder clientes pode te deixar insegura, mas com método, clareza e posicionamento, é possível aumentar o ticket médio sem afastar sua base de clientes. A seguir, te mostramos como.
– Evita prejuízo disfarçado de “preço acessível”
– Gera crescimento sustentável
– Melhora a percepção de valor do serviço
– Te posiciona como profissional séria e segura
– Custo real do serviço
Engloba todo seu gasto com produtos, materiais descartáveis e tempo de trabalho.
Se você atender a domicílio, aqui você também vai contabilizar o seu custo de deslocamento.
Se você conseguir, também é nessa parte que você contabiliza seus gastos com espaço de atendimento, mimos que oferece para a cliente, energia, etc.
– Valor do seu tempo e da sua técnica
Quanto vale a sua hora? Quanto você investiu em cursos, especializações e treinamentos? Se você é uma especialista na sua área e domina algum tipo de técnica ou procedimento, essa é a hora de você se posicionar como uma expert, refletindo no seu valor.
– Lucro e estratégia de mercado
Agora que você já sabe quais são seus gastos para fazer os procedimentos e quanto vale a sua hora como profissional, está na hora de pensar em quanto você deseja lucrar. Como seu preço se posiciona frente aos concorrentes da sua região? Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para entender quanto as demais profissionais da sua região estão cobrando, para que os seus valores sejam competitivos com o mercado, mas também demonstrem seu diferencial como profissional.
– Ofereça pacotes ao invés de sessões avulsas, dando benefícios para a fidelização das clientes
– Crie opções com upgrades, como um “spa dos cílios” com tratamentos a mais no dia das manutenções
– Aumente o valor percebido focando na experiência proporcionada com atendimento, espaço, linguagem, pós-venda (já tem post aqui no blog sobre experiência do cliente e relaxamento no seu espaço)
Muitas vezes, a cliente paga mais em outros serviços com menos entrega. A questão não é o preço, mas o valor que você comunica nos seus serviços. Por isso é importante vincular o aumento dos preços a uma comunicação assertiva nas redes sociais, onde você consiga expor seus diferenciais como profissional, os produtos premium que utiliza, a experiência que proporciona no seu atendimento e o resultado impecável que encanta as suas clientes.
Quem confia no seu trabalho, valoriza a sua dedicação.
Crescer financeiramente não exige mais clientes, exige inteligência e posicionamento.
A precificação certeira pode ser o primeiro passo para fazer da sua profissão um negócio mais rentável e valorizado.